A Santa Casa Nossa Senhora das Mercês
Iniciava o ano de 1923, quando o Presidente da Câmara de Santa Bárbara, farmacêutico João Moreira Motta, recebeu a comunicação de que D. Regina Augusta de Andrade, natural de Santa Bárbara, mas havia muito tempo que residia em Barra do Piraí – RJ deixara em seu testamento a soma em dinheiro para a construção de um asilo de velhos e inválidos de Santa Bárbara.
Reuniu-se então um grupo de cidadãos beneméritos santa barbaraenses para a constituição de uma sociedade civil com personalidade jurídica, sendo que a primeira assembleia foi realizada em 01 de abril de 1923, com a eleição de sua primeira diretoria: Presidente: João Moreira da Motta
Secretário: José Henrique de Mello
Tesoureiro: João Pessoa de Faria
Em 27 de julho de 1926, com o prédio devidamente construído e mobiliado foi realizada a sua benção e o início de suas atividades em 29 de dezembro de 1926, sob a direção das Servas Missionárias de Nossa Senhora das Dores.
No ano de 1932 iniciou-se a construção da Santa Casa, ao lado do Asilo, que mais tarde recebeu o nome de Nossa Senhora das Mercês, sendo fundada formalmente em 25 de janeiro de 1944. Em 23 de fevereiro de 1944, a Santa Casa foi doada, em assembleia geral, para o Asilo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, compondo assim uma só instituição, que exerceu suas atividades filantrópicas desde sua fundação.
Em 19 de setembro de 2017 por deliberação da Assembleia Geral a instituição passou a denominar-se apenas Santa Casa Nossa Senhora das Mercês.


Asilo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
